quinta-feira, 25 de junho de 2009

Flash e deseinhos xinfrinhos

Se tem uma coisa que eu gostaria de manjar bem, mesmo, nessa vida, seria o Flash.

Há um tempo atrás, coisa de 7 ou 8 anos, não me lembro, meu primeiro contato em desenhos feitos no PC fora com o Flash. Época que a Adobe ainda nem detinha o bichano, e sim a Macromedia.

Um dos primeiros deseinhos em vetor feito no Flash. Auto retrato como superman.

De primeira impressão, os traços curvos eram lindos, vetor para mim era coisa de outro mundo. Encantadores e mágico. E foi aí que meus primeiros desenhos de CG surgiram (confiram mais no meu flickr), sem ao menos saber do poder que aquele software trazia consigo.

Meses depois, as ferramentas começavam a se popularizar, assim como a internet discada também ia crescendo no Brasil-sil-sil e, por fóruns à fora, tutoriais de Photoshop já se encontravam disponíveis para download. Assim, cada vez mais, com a entrada da web em minha vida, as ferramentas "free" iam surgindo.

Illustrator, Indesign, pacotes Adobe... hoje em dia é tudo muito mais fácil. Hoje conseguimos encontrar um pacote Adobe CS4, pela bagatela de 10 real no camelô. Mas nada, eu disse NADA, substitui o talento da pessoa que trabalha na frente da telinha do monitor.

Lembrando dos meus desenhos em Flash, também me lembrei de um site megaboga, que pode ser conferido Aqui. Mais que um site, é uma obra de arte! Isso sim é a prova viva digital, do que podemos fazer com flash e não deseinhos
xinfrinhos que eu fazia (ou faço =x), hehehe.

Agora veja e me diga, não dá uma raiva do ser que faz isso?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Adeus velho amigo! Olá Novo amigo!

E foi com essa ilustra, que pré-meditei o fim do meu primeiro sketchbook, meu fiel escudeiro, que esteve comigo todo esse tempo!

Por ironia do destino, no dia do meu aniversário, minha namorida me presenteou com um bélíssimo e novo caderninho para desenhos, ele é todo estilozudo, com capa preta e folhas verdes! Não é demais? =D


De quebra também ganhei algumas lindas Stabilos que hoje alegram mais o meu dia-a-dia.

E por fim, só me resta me despedir aqui, publicamente, de um amigo que hoje descansa na minha estante - "Adeus velho amigo!"


Página final - Passa lá no meu Flickr para ver todo caderninho que se foi =D

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sobre Hiro Kawahara

São poucas as pessoas na vida, que fazem outras ficarem motivadas a fazerem algo. E o cara citado hoje aqui, para mim, é uma dessa poucas.


Hiro Kawahara é o mestre, o mito e a lenda da ilustração brasileira (e por que não mundialmente né). Destaca-se em seu portfólio as ilustrações para as lâminas de bandejas do MC Donald's. Aliás, não só para as bandejinhas mas também a diagramação das famosas caixinhas para o MC Lanche Feliz. E verdade seja dita, muitas outras "coisas" de comunicação visual da
junk food, é bem possível que tenha um dedo dele lá :)

Na verdade, o que mais me impressiona no Hiro, não são as técnicas por ele utilizada, nem mesmo seus desenhos e sim, acima de tudo, seu caráter e ética profissional! O cara é fiel ao que faz ao extremo e admiro isso.

Suas ilustrações bem humoradas e carismáticas me fazem cada dia mais, olhar para o que eu faço e pensar como ainda preciso evoluir na arte. Em nunca desistir e continuar com aquilo que gosto de fazer.

Recentemente Hiro viajou a Nova Iorque e lá, saiu desenhando algumas cenas e pessoas inusitadas que ele encontrou no caminho. Abaixo, alguma delas.




Tendo isso em vista, semana passada fiz um desenho imaginando como seria ele ilustrando essas tais cenas inusitadas. E o resultado foi esse que abaixo está. Fica aí até como uma pequena e singela homenagem, copiando na cara dura algumas técnicas do mestre, em um ponto de vista contraditório.

Mais direto impossível :D

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Projeto Construir Saúde

E cá estou para revelar agora o projeto que estou envolvido (ou estava até então).

Fui procurado por uma amiga de trabalho, no início no mês de maio, para desenvolver um logotipo para um projeto chamado
Construir Saúde. Esse projeto é uma iniciativa da artista plástica, Bia Dória com apoio de importantes entidades, tais como a Dra. Waleska Santos (presidenta da feira Hospitalar) e Lauro Miquelin (gerente de desenvolvimento da L+M Gets). A princípio o projeto consistia somente em reconstruir um hospital de Pinhalzinho (SC) contudo, com o amadurecer de idéias, tomou uma proporção de grande escala que por fim, terá a finalidade de não só reconsturir UM hospital, mas os demais de outras cidades pelo Brasil à fora que necessitam de uma atenção especial. Bem, como devem imaginar, aceitei o desafio de criar o logotipo, tendo em vista que esse tipo de coisa não é o meu foco.

O
briefing foi passado a mim e coloquei a mão na massa! Junto ao departamento de comunicação da empresa, desenvolvi algumas propostas de logo e a designer gráfica oficial aqui criou os dela e como podem imaginar, caros colegas, o escolhido fora o dela.

O conceito, no processo de criação é algo que está muito mais além do design em si. É algo difícil de se criar até chegar ao resultado final. Foi uma experiência única para mim, participar desse processo todo, uma vez que meu foco é a ilustração no sentido infantil e não na identidade visual. É a típica experiência que você mais aprende fazendo do que aprendendo no papel sentado numa cadeira em sala de aula.

Valeu o aprendizado e fiquem de olho nesse lindo projeto que em breve fará a diferença na saúde brasileira. Abaixo deixo vocês com minhas propostas e a versão final escolhida pelos gestores. O meu conceito foi criado em cima do "construir" como forma de força humana, uma corrente do bem a fim de ajudar o próximo. As letrinhas minúsculas está o slogan "Construir vidas". E agora o logotipo escolhido (o oficial)... Os quadradinhos formam uma rede, representando a rede de pessoas que ajudam o próximo, e a cruz é um símbolo de fácil identificação da saúde. Lógico, e não podia faltar as cores verde e branca.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Momento Nerdcast do dia

Jovem Nerd em...

...O ânimo de Azaghâl.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Watercolor (ou aquarela)

Há algum tempo já, eu aprecio desenhos em aquarela, seja vendo quadros em galeria, ou pela net mesmo no blog do mestre Hiro. Contudo, nunca tive a oportunidade realmente de mexer com alguma ferramenta do gênero.

Eis que final de semana passada, minha namorada me apresenta e me ensina como manuseá-las. Não era exatamente aquelas aquarelas profissionais mais deu pra sentir o poder das cores!

Por curiosidade procurei na internet (leia-se Google) e acabei por abrir um leque imenso de opções de tintas, pincéis e papéis. São tantas coisas que fica até confuso saber por onde e como começar.

Mas enquanto não dou esse passo fundo mais adiante, fico treinando na minha velha sulfite com as tintas e pincéis que tenho.

É difícil chegar no resultado final, não é como colorir em softwares ou com canetinhas (=P) mas posso dizer que a mágica final acontece quando tudo seca. Literalmente. Abaixo, algumas tentativas que deram (ou não) certas. :D





Esse saiu borrado, nhaca :/